Terapia - Compulsividade
O quadro obsessivo-compulsivo se trata de um transtorno que possui suas origens na ansiedade. Se dá pela presença de pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que interferem em sua maneira de viver.
Alguns sinais e sintomas:
- Medo excessivo
- Compulsividade alimentar
- Mania de limpeza
- Compulsividade sexual
- Uso de drogas
- Medo da perda
- Compras desenfreadas
Sobre a Compulsividade
Pode se apresentar por pensamentos indesejados, atitudes repetitivas, comportamentos impulsivos. Onde que mesmo que a pessoa possa ter consciência disto, fica incapaz de resistir a vontade.
Obsessividade se refere a pensamentos, imagens ou impulsos que possa aparecer em sua mente. São involuntário, onde não a o desejo ou necessidade de se pensar naquilo. Sem também poder interromper sua presença.
Compulsividade são comportamentos ou rituais que ocorrem com frequência. Mesmo que possuímos consciência deles, e de seus prejuízos para nos, não conseguimos interrompê-los. Estão geralmente associados com os pensamentos obsessivos, como uma forma de se lidar com o impulso(vontade) que o atormenta.
Tratamento
A terapia busca ir de encontro a origem do problema e entregar ao paciente ferramentas para contornar a situação. O ambiente acolher permite a pessoa se abrir e trazer cada ponto que lhe incomoda.
Cada pensamento ou atitude Obsessiva/Compulsiva possui sua origem em algum medo ou aspecto emocional que a possa se torna incapaz de lidar. Criando estes comportamentos como uma forma de escape.
Na terapia, podemos descontruir cada um destes padrões e buscar entender sua origem. Para que assim possamos enfrentar cada um destes medos e poder ressignificar o comportamento compulsivo.