top of page

Veja o lado bom de tudo

Existe uma expressão muito bem conhecida que traz uma verdade profunda em seu significado.

Em que duas pessoas ao olhar para uma arvore carregada de flores e folhas exuberantes terão duas percepções diferentes.

Uma diz: “Que arvore linda!”

A outra responde: “Mas ela faz uma sujeira”


De como a admiração e aversão podem fazer parte em um mesmo cenário!

Tudo depende de seu ponto de vista.

No exemplo, como uma pessoa admira e comtempla a beleza da arvores. De toda a sua majestade e exuberância de seu florir. A outra, pensa nas consequências, imagina o trabalho que terá ao cair destas flores e folhas. Se projeta para um futuro indesejado, problematiza a beleza ali.


A vida é assim, repleta de arvores belas e majestosas, mas que podem representar um enorme desconforto para alguns. Sua dualidade existe por conta de nós seres humanos, a arvore apenas “é”, ela simplesmente existe. Nem se atenta a seu esplendor, muito menos, se preocupa com a sujeira de suas folhas. Está imersa no que é.


De maneira semelhante, assim funcionam os acontecimentos ao nosso redor. Apenas são, apenas fluem no dia-a-dia. Existem independente de nossa vontade. Podem trazer benéficos ou perdas.

Mas um ponto está sempre presente ali, a forma que lidamos com isso.


Por mais que possa ser benéfico ou não; que esteja dentro ou fora de nosso alcance, como vemos e reagimos aquilo depende apenas de nós.


A forma que encaramos muda todo o cenário


Nesse sentido podemos perceber que como enxergamos uma situação pode mudar todo seu sentido. Quando algo ruim nos acontece, pioramos todas as consequências nos prendendo e exacerbando aquilo.

Se prender a consequência é dar combustível aos efeitos dela. É permitir que ela tome conta de si.


E não apenas quando algo ocorre, mas também quando deixa de acontecer. O olhar negativo muitas vezes irá nos impedir de tomar uma atitude. Pois se prender ao que pode dar errado, o como pode não acontecer ou não corresponder às expectativas, irá criar um estado que resultará no não agir.


Deixamos de lado experiencias que poderíamos ter, vontades a não se realizar. Quantos planos são abandonados pelo pessimismo.

O mesmo ocorre para situações boas, vitorias e sucessos que acontecem em nossas vidas. Se prender a um lado negativo faz com que não reconhecemos muitas vezes o que acontecera conosco. Situações passam a perder seu valor, se tornam insuficientes.

O motivo se dá na comparação que fazemos, em que se o olhar for para o que há de ruim, sempre poderia então ter sido melhor. Isso não apenas para o acaso de acontecer algo bom para cada um. Mas também em nosso micro universo, em atividades do dia-a-dia. Pequenas vitorias vão se perdendo por não serem reconhecidas.


A arte, a beleza da vida perdem seu brilho. Como na imagem da arvore, onde a pessoa é incapaz de se absorver em sua beleza. Deixamos de ver o belo na vida, nas pessoas e em nós mesmos. Tudo por conta de se apegar a sombra, o ruim ou que pode vir de problema.


Mantenha seu foco no que há de bom


Como vemos, olhar e se manter no lado ruim das coisas piora a situação. Muito além disso, cria e nos prende em sua negatividade. Impedindo de aproveitar o que há de melhor da via, da beleza que floresce a cada momento que passa.

Para transformarmos este padrão, incluindo o olhar positivo em nossa vida, o movimento é muito simples. Basta apenas nos mantermos no que é bom. Quando fazemos isto estamos escolhendo o lado da moeda que queremos ficar, nos mantendo na luz e afastando a sombra.


A resposta pode parecer muito simples. Porque ela é!

Uma decisão consciente se manter no poder de si, no lado bom de viver. Escolhendo ver as flores, em vez de se preocupar com a sujeira de quando caírem. Olhando para a solução e não para o problema. Transformando o infortúnio em benção.


Fazer isso não significa ignorar algo que aconteceu ou suas consequências. Não nos afastamos de sua negatividade desta forma. Pelo contrário, significa aceitar o que aconteceu, mergulhar no ocorrido.

Parte nossa, a que sofre com tudo isso, escolhe se manter nessa sombra por não aceitar o que aconteceu. Pois assim projetamos nossas emoções no problema, como uma forma de corresponder ao ocorrido. Medo, raiva, ingratidão, são maneiras como descontamos nossas frustações quando a vida não flui da forma que esperamos.


Dito isso, não queremos ignorar um problema ou minimizar as dores. Mas sim, escolher não sofrer e prolongar isso. Aceitar o que aconteceu e procurar sua beleza nisso. E isto se dá pelo exercício consciente de procurar o lado bom em tudo. Até que ele se torne parte de você, até que ele seja algo natural e automático.


Como ver o lado com das coisas


O olhar consciente nasce da intenção de fazer isso. Este é o primeiro e principal ponto.

Esta ideia deve brotar seu coração até florescer em sua mente. Coloque para si que deseja e irá fazer isso, antes mesmo de começar. Pense no porque disso, o que lhe move a esta motivação. Entender os benefícios ou a magia desta pratica, talvez esteja passando por um momento difícil, ou apenas se percebeu como uma pessoa negativa.

Lembre-se do que lhe move para isso e assim poderá fazer diferente.


Acredite em você!


Quando decidir olhar para isso procure o lado bom de tudo, e se mantenha nele. Como no exemplo da arvore, decida ficar com as flores. E isso significa olhar para o belo e aceitar a sujeira.

Reflita como isso pode ser para você.

Que momentos e situações estão passando em que pode trazer esta ótica. De como existe uma luz que ignoramos pelo sofrer, uma sujeira que nos preocupa e toma conta.


Escolha ficar com o que há de bom, aceitando as consequências apenas por existirem. Mas de preferência ao que importa ali.


O mesmo para situações que nos afetam e que iram acontecer, pois fazem parte da vida. Acidentes e imprevistos, decepções das mais diversas. Mas o quanto estas podem tra

zer benção para nós. Por toda a mudança que podem proporcionar, pelas lições que geram e criam ao seu prazo. Destruição traz a mudança.


Pela gratidão buscamos a beleza nisto. Pois sempre poderia ter sido pior. Sempre.


Se perdemos algo, poderíamos ter perdido muito mais. Que bom que foi apenas isto!

Se sofremos um acidente, poderia ter sido pior. Que bom que estamos vivos!

Se uma pessoa sai de nossas vidas, foi o momento de acontecer. Que bom que ela esteve aqui!


Sempre há algo para agradecer, pois uma situação poderia sem


pre ser pior do que foi. E isso já muito motivo para a gratidão. E por ela, escolhemos a beleza da vida.


Seja sua luz no mundo!


Se mantenha na beleza da vida!


Escolha ver o lado bom das coisas. Por mais difícil que a vida esteja, por ruim que as coisas que aconteceram com você possam ter sido. De como o pessimismo possa ter tomado conta de sua realidade. Você pode sair disso!


Basta apenas olhar para o que importa. Para a luz! Para a beleza das flores da vida. Que mesmo as folhas ao chão

possuem seu próprio encanto. E um dia estiveram ali no topo dos galhos, se preocupar em limpa-las apenas faz com que ignore o que são.




Assim é a vida. Uma face na luz e outra nas sombras. Você pode escolher na qual ficar. Não importa quanto tempo tenha passado ou quão difícil fora, você pode mudar agora.


Permita-se e de essa chance de ser fazer diferente. Escolha ver o lado bom das coisas, e estará ali!


A beleza irá preencher sua vida! Quando escolhemos o lado bom tudo muda, nossa motivação e vontade. Nosso humor e o que atraímos para nós. Estar nessa vibração é atrair o que há de melhor para você!




O universo vibra com quem vibra com ele!

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page